Quem Somos Serviços Clientes Contato

 

Publicações

Últimas

2011

2010

Eleições 2012


Eleições 2010

Apresentação

Cenários

Boletins

Calendários Eleitorais


A missão da UMBELINO LÔBO Assesoria e Consultoria é orientar e assistir seus clientes no relacionamento com os setores do Governo Federal e do Congresso Nacional.

Nosso objetivo é prover um serviço de qualidade, eficiente e responsável, criando um estratégico e constante canal de comunicação com os entes públicos.

As necessidades de nossos clientes são nossas prioridades.

English Version
Imprimir esta página

 

 

 

Eleições 2010

Pode-se dizer que o atual processo eleitoral teve início em outubro de 2009, prazo final para que os interessados em concorrer às eleições de 2010 mudassem de partido. As eleições deste ano - destinadas a escolher o novo Presidente da República, além de Governadores, Senadores, e Deputados Federais, Estaduais e Distritais - possuem uma indiscutível influência sobre a política e economia brasileira.

O processo eleitoral não envolve apenas a campanha política. Ele também engloba questões como a definição de alianças políticas estaduais e nacionais, escolha de coordenadores de campanha, doações de recursos, e até mesmo a forma como cada partido ou coligação se organiza internamente. As eleições de 2010 se aproximam, e junto, a concentração de esforços para definir candidatos e traçar estratégias.

O empresariado inevitavelmente se envolve com o processo decisório, visto que a iniciativa privada depende de decisões tomadas pelo governo sobre temas como participação estrangeira, taxas de juros, política cambial, e a cobrança e criação de novos impostos, medidas que podem variar de acordo com a linha adotada por cada pré-candidato em sua gestão. O mesmo envolvimento vale para o Congresso Nacional, visto que é indispensável para a sociedade que exista um constante canal de comunicação com o Poder Legislativo.

A presente cartilha tem o propósito de fornecer informações básicas, mas cruciais para o acompanhamento do processo eleitoral, como dados sobre os cargos que serão disputados, a importância e interferência mútua entre eleições estaduais e federais, como se dá processo de doação de recursos a um candidato e outros assuntos correlatos. O presente documento pretende ainda facilitar a compreensão sobre o emaranhado de normas jurídicas que regem as eleições, tentando, por meio de linguagem simples, discorrer sobre a forma como funciona este processo.

 

 Cartilha Eleições 2010

 

 

Quem Somos | Serviços | Publicações | Clientes | Contato