A formação e o envolvimento da sociedade civil no processo decisório político dependem, em parte, do acesso à informação pelos diferentes grupos que a constituem. Nesse contexto, a incorporação da transformação digital e o processo de digitalização das instituições democráticas transformam a disponibilidade e o fluxo informacional. Diante esse cenário, é possível verificar alterações no ecossistema e na dinâmica da constituição da opinião pública, movimento que reverbera nas possibilidades de participação e nas discussões sobre a democracia.
Definir ‘Opinião Pública’ é um exercício desafiador uma vez que a expressão é constituída por duas palavras que possuem dimensões distintas. Enquanto ‘Opinião’ está relacionada a um contexto individual, ‘Público’ caracteriza algo que possui um escopo coletivo. Sendo assim, a opinião pública reúne uma maioria de opiniões individuais e as transforma em uma forma de representação do pensamento e manifestação da sociedade civil. Em uma concepção limitada, mas direta, a opinião pública seria a opinião da maioria de indivíduos. Nesse contexto, as características dos processos comunicacionais formatam e propiciam o encontro dessas opiniões e sua condensação em uma opinião percebida como pública e majoritária.
Em um exercício de reflexão sobre o conceito de opinião pública, o autor Susan Herbst (1993) aponta algumas características importantes de ter em mente nesse processo:
- opiniões públicas podem ser verificadas em momentos de agregação, como nas eleições, referendos ou consultas públicas;
- ela deve ser avaliada a partir do maior número de pronunciamentos, a maioria;
- ela é constituída a partir do desenvolvimento do discurso e da imagem pública, assumindo uma característica fluída;
- a opinião pública não existe de fato, é um ente fictício que representa a opinião do povo, mas não é propriamente a visão de todo o povo.
Habermas considera a opinião pública um motor fundamental na democracia, ao perceber esse sistema como o consenso do dissenso. Para essa percepção, a noção de opinião pública relaciona-se com outros conceitos e processos que compõem o contexto democrático, como o accountability, a representatividade, as eleições ou o desenvolvimento de uma política pública.
Nesses contextos, a opinião pública é utilizada para legitimar e adaptar pautas e decisões tomadas pelas instituições. Além disso, a opinião pública também pauta o processo de participação política e, a depender das temáticas reforçadas pela maioria, é possível antecipar as movimentações para diferentes ações políticas, como o desenvolvimento de campanhas e reforço discursos.
Um exemplo prático dessa relação entre a opinião pública, comunicação e poder, presentes na democracia, pode ser observado no filme BREXIT, de produção da HBO. Ele aborda o processo de criação e desenvolvimento da campanha realizada no Reino Unido, para promover a saída do país da União Europeia. Os autores da campanha realizam um experimento social que identifica diferentes opiniões individuais e a opinião da maioria através do mapeamento das redes sociais. A partir dessas informações, é construída uma campanha que representas todas essas manifestações que foram posteriormente legitimadas por meio de uma votação pela continuidade da campanha do BREXIT. Ao mesmo tempo, o filme demonstra como a campanha se comporta durante a busca por votos, se utilizando dos diversos meios de comunicação para direcionar a opinião pública para reflexões sobre a saída da União Europeia.
Assim, o filme mostra o papel da opinião pública na construção de políticas públicas e tomadas de decisões e sua dependência dos meios de comunicação para sua formatação. Ademais, a obra exemplifica como a participação política – por meio de referendos, votações e discussões – é influenciada pela percepção da questão apresentada e divulgada como a opinião pública. Sendo assim, a compreensão da dinâmica da é fundamental para discussões em torno da democracia e do desenvolvimento de suas instituições.
SILVEIRINHA, Maria João. Opinião pública. Comunicação Política: Conceitos e Abordagens. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia e Unesp, 2004.
LIPPMANN, Walter. Opinião pública. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2010.
Artigo elaborado pela Fernanda Arraes, estagiária da Umbelino Lôbo, em março de 2023.