Projeto RIG – A rotina de uma consultoria

Na segunda rodada do Projeto RIG, pautamos uma discussão sobre “RIG em consultoria” para entender qual o diferencial, de acordo com nossa equipe, da atuação de um profissional de relações governamentais em um ambiente especializado. Nesse sentido, para esta edição, propomos questionar sobre o dia a dia desses profissionais de consultoria, considerando suas rotinas e atuações. 

Por exemplo, a analista Juliana Oliveira explica que sua semana é dividida por atividades de rotina, periódicas e esporádicas. “O profissional de RIG deve começar o dia tomando conhecimento das medidas governamentais e notícias setoriais veiculadas naquela data. Em seguida, deve priorizar as suas atividades de acordo com o grau de urgência e complexidade, dando os encaminhamentos necessários ao longo do dia.”

Um dos exemplos de atividade de rotina, de acordo com a assessora Isabelle Mello, é a leitura do Diário Oficial da União, bem como a elaboração de agenda e resultado da semana e o acompanhamento de Comissões e Plenários do Congresso Nacional. “No entanto, o trabalho também possui atividades específicas, que exigem, por exemplo, o acompanhamento de clientes em reuniões com autoridades, elaboração de cenários e estratégias.”

Nesse sentido, a assessora Vanessa Moura conta que a partir da agenda, ela seleciona os eventos para acompanhar de acordo com o interesse dos clientes. “Além disso, como parte das minhas responsabilidades, também me encarrego de analisar e avaliar todas as proposições legislativas apresentadas no âmbito federal, identificando aquelas que podem ser de interesse potencial para os nossos clientes”, e destaca: “também é importante reservar um tempo para ler notícias e checar os sites das casas legislativas e ministérios”.

Outros setores

Para Bárbara Tayanne Oliveira, assessora de BackOffice, a rotina é definida de forma mais fechada. “Cuido dos produtos enviados aos clientes, da rotina do estágio e cenários e monitoramento dos ministérios e comissões que sou responsável”. Para alcançar as metas de suas demandas, a assessora acredita que é importante estar atenta ao contexto político e manter um canal de conversa bem definido e sólido entre consultoria e cliente para definir expectativas e prioridades.

A assessora Ana Júlia Barros é responsável pelo acompanhamento de estados e municípios, que possui uma dinâmica e ritmo próprios. “Quando o legislativo está atuando, ao chegar no escritório a primeira coisa que faço é abrir as pautas das comissões e do plenário das casas legislativas. Muitas vezes as pautas são lançadas com atraso, portanto tento me atualizar o mais rápido possível dos projetos de podem ser apreciados no dia”, conta. “Depois disso vou para a leitura do Diário Oficial dos Estados.”

Ana Júlia reforça que a boa construção da rotina é necessária para que as pautas de interesse dos clientes sejam identificadas. “Se deixamos algo passar chamamos de furo, um furo no monitoramento”, explica. “Além disso, é importante a rotina para nos atualizarmos do cenário de forma rápida.”

Construindo a rotina

Essa necessidade de rapidez é algo pontuado pela analista Stelle de Rocio como uma das características do dia a dia de um profissional de consultoria. “Entendo que um profissional de RIG precisa ter uma abertura para imprevistos, pois costumam acontecer”, comenta. “Ter uma rotina é crucial para uma boa organização do trabalho, pois permite ter previsibilidade e orquestrar as demandas de acordo com a urgência delas.”

Para isso, o analista Danilo Neiva acredita que a melhor forma de organizar essa rotina é avaliar o conjunto de tarefas, estabelecer metas e gerir os resultados de forma com que as demandas emergenciais tenham soluções priorizadas e as secundárias tenham oportunidades cadenciais. “É importante ter em mente que o objetivo dessa rotina é dirimir inseguranças, amenizar problemas e planejar resoluções de conflito. Dessa maneira, filtrar, cruzar e comparar informações é de suma importância para o provimento do produto”, reforça.

Outra forma de manter essa organização é estabelecer horários para checar possíveis mudanças nas pautas, como na noite anterior às reuniões e antes das deliberativas começarem, indica Vanessa. Além disso, a assessora também pontua o uso de podcasts como ferramenta auxiliar. “Os podcasts são uma excelente ferramenta para se manter informado sobre uma variedade de tópicos, incluindo política, economia e até mesmo o que está acontecendo no resto do mundo. Nesse sentido, indico os podcasts O Assunto, Panorama CBN e Café da Manhã.”

A boa comunicação interna também é destacada como uma das estratégias de organizar o dia a dia da equipe de uma consultoria. Bárbara explica: “Cada um tem uma temática definida e ter essa troca ao longo dos dias é importante para aprendermos um pouco sobre cada tema e setor”, conta. “É importante manter um canal de comunicação direta e bem definida, por exemplo, há órgãos que são monitorados por mais de uma pessoa por causa das diferentes temáticas, nesses casos, deve haver uma atualização direta entre os assessores.”

Equipe

Dessa forma, para Juliana, exercer a profissão diretamente com outros profissionais de RIG é uma possibilidade de desenvolver um trabalho colaborativo. “Existe a possibilidade da troca de visões, informações e estratégias de trabalho, bem como a divisão de atividades e a ampliação do conhecimento sobre diversos temas afetos ao desempenho da profissão.”

Isabelle defende que essa troca de visões auxilia até na formação profissional de cada integrante da equipe. É uma oportunidade de ter contato com profissionais com diferentes trajetórias e pontos de vista quanto ao ambiente de RIG. Além disso, possibilita uma troca contínua de conhecimentos e experiências, criando um ambiente rico para aprender e compartilhar boas práticas”, explica.

E, nesse sentido, Stelle pontua a formação de networking e desenvolvimento individual como pontos positivos da convivência e atuação em consultoria. “O dia a dia se torna mais leve quando compartilhado com os colegas. Além dos benefícios sociais, me sinto muito mais confiante ao debater ideias e projetos com meus colegas de trabalho.” 

Elaborado por Beatriz Castilho, assessora da Umbelino Lôbo, em 04/10/2023.

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